Buscar
  • TumuraTour

São Paulo completa 467 anos em plena pandemia.


A maior metrópole brasileira e a mais populosa de todas as américas, com mais de 12 milhões de habitantes e o principal centro financeiro do Brasil, hoje completa 467 em meio a uma pandemia do Covid-19.


Lembrando que os portugueses registraram sua chegada no continente em 1500 e a igreja católica veio junto representada pelos jesuítas. E foram exatamente 12 padres jesuítas, entre o Padre José de Anchieta, que fundou o Colégio de São Paulo do Ipiranga, como escreveu José de Anchieta: "A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!". (fonte: portalsaofranciso.com.br)


O pequeno povoado era bilingue. Falava-se o português e o tupi, dialeto indígena Tupiniquim (falava-se nos dois idiomas até o século de XVIII), passou a marcar a cidade com nomes como Tietê, Pacaembu, Tamanduateí, Anhangabaú, Tatuapé e tantas outros nomes para nos lembrar dos nativos que permitiram que os portugueses ali se instalassem. E quem visitar a cripta da Catedral da Sé encontrará ali sepultado com honras o indígena Tibiriçá, que foi catequizado por José de Anchieta e se tornou o principal aliado dos Jesuítas. Os europeus trouxeram conhecimentos, tecnologias, mas também doenças que os nativos não tinham proteção. São Paulo já foi cenário de terror com diversas doenças e epidemias de gripes. Mas em 20 de março de 2020 começava a enfrentar um pandemia causada por um coronavirus mutante denominado Covid-19.


Hoje a cidade amarga a triste perda de 16.960 vidas e 61% dos leitos de UTIs ocupados, segundo boletim diário municipal de 24/01 divulgado no portal oficial prefeitura.sp.gov.br. Mas também comemora o início da vacinação na cidade com os imunizantes CoronaVac/SinoVac produzidas pelo Instituto Butantan de São Paulo e a AstraZenica/Oxford produzida pela Fiocruz do Rio de Janeiro. Mesmo que em quantidade insuficiente e restrito apenas para os profissionais de saúde da chamada "linha de frente". É uma esperança de tempos melhores.


Por este motivo as comemorações tradicionais do aniversário da cidade no centro e nos bairros foram cancelados no intuito de evitar aglomerações e tentar conter a disseminação do virus. Mas a prefeitura organizou um programa especial que você pode conferir neste link:

http://www.capital.sp.gov.br/noticia/aniversario-da-cidade-sao-paulo-comemora-467-anos


Assim que a situação sanitária permitir, os eventos e o turismo desta metropolis que nunca dorme irá voltar e você poderá agendar conosco qualquer um dos nossos passeios especiais em São Paulo como os roteiros de City Tour, São Paulo para Paulistas, Templos de São Paulo, triângulo gastronômico (italiano, português e árabe), São Paulo Cult, entre outras opções que irão te encantar. Seja você de fora ou residente. Parabéns São Paulo pelos seus 467 anos.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo